Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Muito se fala sobre os recursos que podem ser utilizados no pós operatório de cirurgia plástica, mas pouco se é mencionado a respeito dos objetivos e condutas a serem realizados no PRÉ.
Quando eu fiz a formação em pré e pós operatório, este tema clareou bastante na minha mente e é por isto que eu resolvi conversar sobre ele hoje com vocês.


O objetivo geral do atendimento no pré operatório de cirurgias plásticas, é bem simples: Tornar aquele tecido o mais fisiológico possível, para que ele tenha uma boa recuperação após o procedimento invasivo.
Basicamente, iremos utilizar procedimentos que melhorem o tônus muscular, melhorem a circulação, diminuam líquidos e toxinas do organismo, proporcionando um tecido adequado para uma boa regeneração e formação de boas cicatrizes com poucas complicações.
Procedimentos que estimulam a hidratação tecidual profunda e a produção de colágeno e elastina também são excelentes e estarão diretamente ligados a formação de uma cicatriz sem aderências e sem hipo/hipertrofias.
Antes de toda e qualquer intervenção, deve-se orientar a paciente a algumas condutas que ela deve tomar ou evitar, exemplo:

Orientações gerais a serem dadas para a paciente:

  • Não fumar por 48 horas antes da cirurgia e por pelo menos até o 21º dia de P.O para evitar prejuízos no processo de cicatrização.
  • Realizar uma alimentação balanceada/saudável e procurar orientação nutricional
  • Praticar atividade física para melhorar o condicionamento físico geral e proporcionar um pós operatório mais saudável.

Técnicas que podem ser utilizadas no pré operatório de cirurgia facial: 
 
  • Limpeza de pele (prevenindo a proliferação bacteriana)
  • Hidratação profunda (especialmente dermocosméticos que estimulem colágeno e elastina).
  • Drenagem linfática facial (eliminação de líquidos e toxinas).
  • Massoterapia facial e/ou vácuoterapia facial (para ativar a vascularização)
  • Utilização de dermocosméticos no home care e filtro solar (importante!).
  • Técnicas que estimulem produção de colágeno (radiofrequência é excelente). 

Técnicas que podem ser utilizadas no pré operatório de cirurgia corporal: 
 
  • Esfoliação corporal (diminuição do extrato córneo e estimulação à renovação celular).
  • Massagens estimulantes (modeladora/turbinada) e/ou vácuoterapia (ativar vascularização).
  • Drenagem linfática corporal (estimulo à microcirculação, aumento do metabolismo e eliminação de toxinas).
  • Eletroestimulação muscular (melhora do tônus muscular).
  • Técnicas que estimulem produção de colágeno (radiofrequência é excelente). 
Importante lembrar que a pele irá passar por um procedimento invasivo, então não devemos utilizar terapias que promovam alto estresse tecidual ou processos inflamatórios, tais como: microagulhamento, peelings químicos, jato de plasma, micropuntura, etc. 

O ideal é iniciar um programa de tratamento 1 mês antes da realização da cirurgia.

Com uma pele bem nutrida e oxigenada, livre de toxinas e com um bom colágeno produzido, o pós operatório da paciente será bem mais resolutivo, as cicatrizes formadas serão de boa qualidade e, acima de tudo, ela apresentará uma menor probabilidade de complicações.

Se você se interessou pelo tema, já existem outras postagens relacionadas no blog:
  1. Cosmetologia aplicada ao pós operatório de cirurgia plástica
  2. Atendimento no pós operatório de cirurgias plásticas
  3. Cirurgias plásticas mais frequentes
Até a próxima,

Sara Neves.
Instagram: @blogfisioestetica 
Facebook: Blog Fisio Estética 

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Já faz um tempinho que não trago resenha né? E olhe que eu estou cheia de coisas pra mostrar pra vocês!
Quem me conhece sabe que eu amo usar argilas nas minhas terapias! São recursos simples, baratos e que trazem bons resultados. Quem não ama?
Depois de fazer o curso STRIORT com a empresa Bothanica Mineral, passei a conhecer e testar alguns produtos da marca. E um deles foi o sabonete em barra de argila preta.
Passei alguns meses testando e o indicando no home care e tive um retorno muito positivo! Vou contar abaixo minhas impressões:


A argila preta é uma das mais raras, possui elevado teor de silício, alumínio, titânio, entre outros oligoelementos. Ela é excelente para ativar a circulação, além de ter ação adstringente, contribuindo assim, para a renovação e desintoxicação da pele.
Suas indicações são muitas: Foliculite, Acne (embora a argila verde seja a mais indicada), oleosidade em geral e em casos onde necessitamos da regeneração da pele (como estrias).


O Sabonete que eu comprei foi na versão em barra e possui 80g. Vem dentro de uma caixinha de papelão quadrada, envolto numa embalagem de plástico transparente.
O cheiro do produto é super agradável, lembra "frescor" e sabonetes infantis. A cor da espuma é bem escura e a espalhabilidade no corpo é super fácil.
Por se tratar de um produto em barra, rende muuuuuuito tempo! Estou usando há alguns meses (embora não utilize-o todos os dias).
Moro em uma região muito quente (Nordeste), onde a incidência de foliculite é alta. O que eu pude perceber é que o sabonete, além de prevenir o aparecimento dela, também diminuiu as já instaladas.
Nos momentos em que minha pele estava mais oleosa, pude perceber seu excelente efeito adstringente e secativo, salvando minha pele em poucos dias. Interessante é que a argila verde é a mais difundida e indicada para peles oleosas e acneicas, mas a argila preta também cumpre um bom papel (embora não a substitua em casos mais graves).
Também pude perceber uma leve melhora na aparência das minhas estrias, devido a presença dos oligoelementos da sua composição. Além disso, nos dias em que eu percebia maior a retenção de líquido no meu organismo, utilizei-o como "pré drenagem linfática" e também obtive ótimos resultados.
Estou gostando de indicá-lo para o home care de várias pacientes, e tenho obtido um retorno positivo delas! É um produto de ótimo custo X benefício e pode facilmente ser embutido no preço da sua sessão, para que a cliente possa levar para casa sem ter que pagar por fora.

As contra indicações são: Processos inflamatórios ou infecciosos instalados e dermatites em geral.

A marca também possui a mesma versão de sabonete em barra de argila vermelha e de argila branca e eu estarei testando em breve.

No mais, fica a dica para vocês! Espero que gostem.
Me contem as suas experiências com argila preta pelo instagram do blog @blogfisioestetica ou pelos comentários.

Se você se interessa por argiloterapia, leia o post:
Argiloterapia: Diferentes tipos

Até a próxima,

Sara Neves.