Oi meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje nós vamos falar sobre uma patologia que acomete muitas pessoas, das mais variadas idades. Já fiz um post aqui falando sobre limpeza de pele em peles acneicas, mas senti a necessidade de conversarmos um pouco sobre a patologia de fato.
Trata-se de uma patologia muito comum e que chega a afetar 80% dos adolescentes podendo persistir na idade adulta em até 50% dos acometidos. No entanto, nem todo tipo de acne é igual. E para o sucesso de um bom tratamento, precisamos conhecer bem aonde o nosso paciente se enquadra.


1- Acne Vulgar

A acne vulgar é uma afecção (inflamatória ou não) que surge na puberdade e, se não tratada, pode perdurar por toda a adolescencia e parte da vida adulta. Por afetar principalmente os indivíduos na fase da adolescencia, também é conhecida como acne juvenil.
Acredita-se que sua causa é multifatorial (fator genético + hormonal).
O componente hormonal é responsável pela hipersecreção sebácea que leva à obstrução do folículo piloso e à proliferação de microorganismos.
Isso se dá pois as glândulas sebáceas estão diretamente sob a influência dos hormônios andrógenos e estrógenos, que sofrem grandes variações durante a puberdade. Nessa fase, tanto no homem como na mulher, os hormônios produzidos pelas glândulas adrenais provocam a hipertrofia da glândula sebácea que passa a produzir uma maior quantidade de sebo.
Essa quantidade de sebo produzida em excesso, aliada à uma hiperqueratinização da pele (ocluindo o orifício folicular), cria um ambiente ideal para uma maior proliferação de microorganismos na pele, o que pode levar à um quadro inflamatório e/ou infeccioso.

Podemos classificar a acne em 5 graus (existem variações na literatura):

  1. Acne grau I - Também chamada de comedogênica não inflamatória, apresenta pele mista ou oleosa com comedões abertos e fechados (os famosos cravos).
  2. Acne grau II - Também chamada de acne papulopustulosa inflamatória, apresenta pele oleosa, comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas (popularmente falando cravos e espinhas internas e externas).
  3. Acne grau III - Também chamada de acne nodulocística inflamatória, apresenta pele oleosa, comedões fechados e abertos, pápulas, pústulas, nódulos e cistos
  4. Acne grau IV - Também chamada de acne conglobata, apresenta pele oleosa, comedões fechados e abertos, pápulas, pústulas, nódulos, cistos e abcessos.
  5. Acne grau V - Também chamada de acne fulminante, é a forma infecciosa e sistêmica da acne, de causa desconhecida e início abrupto, que acomete principalmente o sexo masculino. Apesar de ser rara, é muito grave e devastadora. Pode vir acompanhada por febre, dor nas articulações e lesões que evoluem para úlceras. Tratamento exclusivamente médico.
Nós, como profissionais não médicos (Fisioterapeutas, Esteticistas, Biomédicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Dentistas, etc) conseguimos tratar bem a Acne graus I e II. Acne grau III em parceria com o médico e graus IV E V tratamento exclusivamente médico.
Tratamento para sequelas de acne já tratada (como as cicatrizes) nós também podemos fazer (microagulhamento, peelings, laser, jato de plasma, eletrolifting, cosmetologia, radiofrequência, etc).

2- Acne Variante

São os tipos de acne que diferem muito da acne vulgar, são eles:

  • Acne Neonatal
Causa ainda desconhecida, apresenta pápulas e pústulas nos primeiros dias de vida do recém nascido. Existem teorias que abordam como causas as variações hormonais da mãe ou medicações ingeridas pela mesma durante o período gestacional.

  • Acne Infantil
Acne que persiste após o período neonatal e pode se estender do terceiro mês de vida aos quatro anos de idade. Dentre as teorias sobre as causas temos disfunções das glândulas endócrinas ou do hipotálamo.

  • Acne medicamentosa

Acne causada pela utilização de medicamentos corticóides de uso tópico ou oral, anticoncepcionais, iodo, cloro, bromo, ácido isonicotínico, fenobarbital, trimetadiona, difenil-hidantoína, carbonato de lítio, vitaminas B1, B6, B12 e D2, e anabolizantes.

  • Acne tardia
Acne que acomete mulheres maduras, que pode ser devido à anormalidades ovarianas (ovários policísticos) ou suprarenais, além de hipoandrogenismo.

  • Acne cosmética
Acne causada por substâncias comedogênicas (muito oleosos).

  • Acne por estresse
Acne causada por hormônios (adrenocorticotrófico, adrenalina e cortisol) durante quadros de estresse, que intensificam a produção das glãndulas sebáceas.

LEIA TAMBÉM:
Acne: Estratégias de tratamento

REFERÊNCIAS:
*Cosmetologia: Descomplicando os princípios ativos - Rosaline Kelly

Bom gente, de modo geral, é isso! Espero que a postagem tenha sido útil!

Abraços,

Sara Neves.