Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe um tema que é pouco citado e que temos poucas referências à respeito. Assisti a uma palestra sobre o tema no ano passado e achei bem interessante.
O que eu tenho observado é que poucas de nós sabemos dessa atuação e de que forma podemos atuar. Cursos nessa área também são bem escassos.
Achei tão interessante a palestra que anotei alguns tópicos, fiz algumas pesquisas em cima disso e hoje trouxe em forma de postagem para vocês.


As cirurgias de transplante capilar são realizadas por cirurgiões plásticos e, sendo assim, podemos atuar no seu pós operatório.
O procedimento cirúrgico envolve a remoção de pequenos enxertos de cabelo de uma área doadora e sua aplicação em uma área sem cabelo ou com pouco cabelo. Geralmente, as áreas doadoras de cabelo são as partes de trás e/ou laterais do couro cabeludo, ou seja, os candidatos para esta cirurgia devem ter o crescimento capilar normal nessas áreas.

obs: Transplante capilar é diferente de Implante capilar! O implante consiste na colocação de fios artificiais, produzidos com materiais sintéticos.

Atuação no pré operatório:

Técnicas simples que melhorem a qualidade do tecido que irá ser operado, podem ser utilizadas, tais como:

Massofilaxia - Massagem capilar com ativos que estimulem crescimento capilar
Alta Frequência - Pode ser utilizada para aumentar a oxigenação e nutrição do couro cabeludo e fios ali presentes.
Microagulhamento - Esse procedimento não é indicado em qualquer caso, deve sempre ser conversado com o cirurgião antes. Mas ele é uma linha de escolha para uma maior permeação de ativos que podem melhorar e aumentar o crescimento dos fios, tais como os fatores de crescimento. Lembrando que microagulhamento para região capilar deve ser utilizado com baixos níveis de agulhas (0,2-0,3mm).

Atuação no pós operatório:

Após a cirurgia, o paciente fica com a região de cabeça e face bastante edemaciada. Logo de início, o tratamento de primeira linha de escolha é a drenagem linfática manual. Assim como nas cirurgias de face, o resultados das drenagens são bastante expressivos desde a primeira sessão. Ajuda a eliminar o edema e a reestabelecer o equilíbrio circulatório local. A drenagem deve ser feita em toda a região da face.
Após os primeiros 15 dias de P.O, podemos entrar com a eletroterapia (sempre analisando cada caso, para não dar estímulo excessivo onde não se deve).
O laser de baixa potência é uma excelente escolha por possuir ação analgésica, anti inflamatória e anti edematosa. Além disso, promove efeito de bioestimulação e melhora o trofismo celular.
A terapia por LED também é uma ótima linha de tratamento. O LED azul por possuir efeito bactericida e os LEDs vermelho e infravermelho por estimular o crescimento capilar e melhorar a cicatrização dos enxertos.
E claro... drenagem sempre! Drenagem é vida em pós op. de cirurgias plásticas!

Bom meus amores, é isso! Como eu disse, a literatura é muito escassa a respeito do tema, se vocês tiverem referências ou experiências para trocar comigo, ficarei muito grata!

Até a próxima,

Sara Neves.


Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!