Olá, pessoal!

Para dar início as postagens do blog, escolhi um tema bastante simples, mas que deixa algumas dúvidas quanto a nomenclatura. Trata-se da diferenciação entre o que são cosméticos e o que são cosmecêuticos (ou dermocosméticos).
Cosméticos - Segundo a ANVISA ( Agência nacional de vigilância sanitária ), os cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano. São, portanto, produtos que não alteram as condições fisiológicas da pele, agindo na epiderme (camada superficial da pele). Sua formulação é básica e eles não passam pelo estrato córneo para acessar as camadas mais profundas da pele, ou seja, não têm capacidade para fazer mudanças estruturais na pele.
Exemplos de cosméticos: Maquiagens em geral, hidratantes, perfumes.

 Bom, na imagem acima, temos representado outras classes como Nutracêuticos e Nutricosméticos, no entanto, vamos nos ater a nossa área e comentar sobre os cosmecêuticos.

Cosmecêuticos - Como vocês puderam perceber na imagem acima, os Cosmecêuticos ( ou dermocosméticos, como eu prefiro chamar) são uma classe que estão entre os fármacos e os cosméticos. Esse termo, cosmecêutico, foi difundido pelo médico Albert M. Kligman em 1980. Aproximadamente nesta época, com a descoberta e patenteamento dos alfa hidroxiácidos, os cosmecêuticos passaram a combinar o poder de princípios ativos como ácido glicólico e lático, retinol e antioxidantes para criar resultados duradouros que atingem muito além da superfície da pele. Tratam-se de ativos que possuem a capacidade de alterar, estruturalmente, a pele. Agem na derme (camada profunda da pele), o que os dá propriedades terapêuticas de combate a  problemas estéticos.
Os dermocosméticos são regulamentados pela ANVISA e são comercializados como "Cosméticos de grau 2". Podem ser manipulados ou vendidos prontos e não necessitam de receita médica para serem comprados. Contudo, é de extrema importância que você seja orientado por um profissional antes de comprá-los, pois cada ativo se adequa melhor a um tipo de pele/ disfunção estética.

Exemplos de cosmecêuticos: Os usados em peelings para clareamento da pele, tratamento de acne, estrias, etc.

Aqui no final, vale ressaltar, que os Fisioterapeutas dermato funcionais podem encaminhar receita para farmácias de manipulação sim! Desde que seja com fins específicos para a área. Não prescrevemos medicamentos. Dermocosméticos SIM! 

Algumas marcas de dermocosméticos amplamente usadas em dermato:

- BioAge
-Adcos
-BelCol
-Medicatriz
-Ludmila Bonelli cosmética avançada

É isso pessoal, espero que o post tenha sido informativo, e que vocês tenham gostado! Até a próxima.


* Referência: PEREIRA, Maria de Fátima.Cosmetologia. Editora Difusão, 2013.

Abraços,
Sara Neves.



2 Comentários

  1. aguardo uma justificativa para meu comentario acima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Infelizmente não estou conseguindo visualizar nenhum comentário anterior a este nesta postagem. Já tentei por diversos navegadores. Acredito que está ocorrendo algum erro.

      Excluir

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!