Olá pessoal, tudo bem?

Dando continuidade às postagens iniciais do blog, achei justo trazer um pouco da história dessa especialidade e como ela se estabilizou dentro da Fisioterapia. É importante saber de onde viemos, afinal nossa área só tende a crescer.

Mas, antes disso.... Vocês já viram que o blog agora tem uma página no facebook? Para curtir basta clicar aqui. Lá vocês ficarão por dentro de quando houverem novas postagens, além de outras novidades da área! Espero vocês lá.


Pois bem, nem sempre a dermato funcional foi uma especialidade da fisioterapia e nem sempre foi chamada assim.
 A especialidade nasceu no Brasil e antigamente era chamada de Fisioterapia Estética ( Daí a inspiração para o nome do blog ser FisioEstética ). Historicamente, existem relatos de que fisioterapeutas atuam nesta área desde meados dos anos 70, no entanto, as primeiras publicações nacionais de cunho científico surgiram apenas no início dos anos 90.
Foi em 1997 que a área passou a chamar-se de Fisioterapia Dermato Funcional. Pois, com este nome, abrange muito mais o conceito de funcionalidade, objetivo geral de todas as áreas da fisioterapia.
A área cuida da prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e/ou musculoesqueléticos; Atuando no sistema tegumentar, tratando disfunções que alterem direta ou indiretamente o estado normal (fisiológico) da pele.
Foi apenas em 2010 que a especialidade foi reconhecida através da Resolução do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ) nº. 362 de 20 de maio de 2009.
Hoje em dia muitos países inspiram-se na iniciativa do Brasil e reconhecem a especialidade. Temos como exemplo a  Argentina, o Chile, Venezuela, Portugal e Espanha.
Por ser uma área que está em constante crescimento, em termos de produção científica e demanda de clientes, a área tende a se expandir cada vez mais de forma positiva.
Por fim, aqui temos algumas das patologias que o fisioterapeuta dermato funcional geralmente atua:

-Fibroedema Gelóide (celulite)
-Gordura Localizada
-Estrias
-Úlceras
-Queimaduras
-Cicatrizes
-Envelhecimento cutâneo (rugas e manchas)
-Acne
-Pré e pós operatório (Ex. Mastectomia, Abdominoplastia)
-Flacidez (dérmica e muscular)
-Rosácea 

Por hoje é só pessoal, espero ter esclarecido!

Abraços,

Sara Neves.

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!