Olá Pessoal!
Esses dias eu estava lendo alguns artigos científicos da área de farmacologia estética e permeação cutânea de ativos. Em meio a minha leitura, me deparei com os seguintes termos: Permeação, Penetração e Absorção. Podem parecer simples, mas os termos acabam causando um pouco de confusão no nosso dia a dia. E foi aí que surgiu a ideia de simplificar isso em uma única postagem! 
Sempre gostei de escrever, e escrever sobre o que eu amo então, MARAVILHOSO! haha Então vamos lá...
Antes de entender sobre esses termos é muito importante entender um pouco sobre as bases anátomofisiológicas da pele. Já existem livros totalmente dedicados ao tema, falando sobre sua composição, estruturas, fisiologia e metabolismo. Aqui vamos falar bem geral, ok? (Para quem gosta do tema, existe um livro maravilhoso da autora Maria Inês Harris - Pele: estrutura, propriedade e envelhecimento).


A pele é o maior órgão do corpo humano, correspondendo à 16% do seu peso total. Desempenha múltiplas funções, dentre elas: Barreira contra radiações solares, Barreira química, microbiana, térmica e elétrica. Ela é composta por um arranjo dinâmico de células, macroelementos e fluidos (barreira hidrolipídica), sendo a proteção primária do nosso organismo à agressores externos.
De um modo bastante geral, a pele divide-se em:

Epiderme: Porção epitelial de origem ectodérmica, tecido em constante renovação. A epiderme por sua vez é subdividida em:
- Estrato córneo (camada queratinizada da pele)
- Estrato Granuloso (composto por queratohialina, proteínas refletoras da luz, que dão opacidade à pele)
- Estrato Espinhoso (onde encontram-se os desmossomos, responsáveis pela estabilidade da epiderme contra distorções mecânicas e os queratinócitos, fundamentais para a coloração da pele)
- Estrato Basal (onde ocorre a divisão celular ativa e é rica em células tronco)

Derme: Porção conjuntiva de origem mesodérmica, intermediária e vascularizada. Responsável pela nutrição da epiderme e composta por tecido fibroso (proteínas fibrosas, colágeno, elastina e ácido hialurônico). A derme é responsável por armazenar e ceder rapidamente (quando necessário) água.

Hipoderme ou tecido subcutâneo: Não faz parte da pele, apenas lhe serve de união com os órgãos subjacentes, é um tecido conjuntivo frouxo que pode conter células adiposas, constituindo o panículo adiposo. Protege os vasos e os nervos contra traumatismos e atua como isolante térmico.

A pele também possui alguns anexos, tais como: Pelos, Glândulas sudoríparas, Glândulas Sebáceas e Unhas.

Agora que já fizemos um resumão sobre a pele... voltemos ao tema do post!

Atualmente, com o avanço da indústria farmacêutica e cosmética, existem diversas formulações com o objetivo de reparar, embelezar, hidratar, adornar e modificar a pele. Dependendo do tipo de ativo, e do seu modo de ação, ele irá atingir uma camada diferente da nossa pele, por isso os termos Permeação, Penetração e Absorção são distintos.

Penetração: A penetração é um termo geralmente utilizado para cosméticos, onde os ativos atingem somente a epiderme, não ultrapassando a camada córnea queratinizada da pele.

Permeação: Termo utilizado na aplicação dos cosmecêuticos (saiba a diferença entre cosméticos e cosmecêuticos clicando aqui), as substâncias ultrapassam a camada córnea, atingindo a derme, porém sem atingir os vasos sanguíneos.
Como a foto acima já elucida, a permeação pode acontecer via intercelular, transcelular ou transfolicular.
Vale lembrar que se desejamos que um ativo ultrapasse a camada córnea e atinja a derme, devemos utilizar antes alguma substância capaz de glicar essa camada córnea super queratinizada, como o ácido glicolítico, por exemplo.

Absorção: Termo utilizado para fármacos/Medicamentos, ocorre quando o ativo atinge a corrente sanguínea e, a partir daí, começará a agir de forma sistêmica.

Gente, acho de suma importância para um bom profissional da área de estética e dermatofuncional entender sobre a composição da pele e de que modo diferentes ativos irão agir nessa pele. É entendendo a diferença entre esses termos que vamos identificar qual ativo iremos utilizar e com qual finalidade.

Até a próxima, amores!
beijoss

*Referências:
HISTOLOGIA BÁSICA - Junqueira e Carneiro
PELE: ESTRUTURA, PROPRIEDADE E ENVELHECIMENTO - Maria Inês Harris
PERMEAÇÃO CUTÂNEA - Stocco, Layane S; Silva Sarah F; Faria, Luciane G.

Sara Neves.

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!