Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre uma tecnologia relativamente nova mas que já vem sendo debatida nos congressos há algum tempo: As famosas "Shock waves" ou, como chamamos, ondas de choque.
A técnica ganhou maior destaque depois de saírem vários estudos consagrando-a como o "Padrão ouro" pós criolipólise. Mas, também parece ser interessante nos tratamentos para Celulite (FEG) e Flacidez.
Em 2015 fiz um mini curso com a Patrícia Froes, que era justamente sobre a associação entre a terapia por ondas de choque e a criolipólise que, juntas, pareciam dar resultados mais satisfatórios na redução de gordura localizada e melhora do contorno corporal.
Ao longo do post, vou deixando algumas referências de artigos pra vocês! Vamos ao post!


Bom, antes de mais nada, vale a pena ressaltar que a técnica não é exclusiva da área estética. Os relatos mais antigos das ondas de choque, remetem à tratamentos ortopedicos, reumatológicos e de alívio da dor. Tratam-se de impulsos mecânicos de pressão, de curta duração (5microsegundos), alta densidade de energia (0,07-1,2mj/m2) e baixa frequência (1-15HZ).
Após constatar-se que as microbolhas formadas pelas ondas de choque, ao emplodirem, auxiliam na quebra de fibrose, foi que começou-se a introduzir a técnica no meio estético.
 Hoje nós sabemos que o mecanismo principal da formação do Fibroedema gelóide é a diminuição da microcirculação e formação de nódulos fibróticos. As ondas de choque, por sua vez, melhoram o aspecto celulítico devido às ações:
Ação Mecânica: Formação de microbolhas que emplodem, fragmentando a fibrose local.
Ação vascular: Neoangiogênese e aumento do metabolismo local (Devido à liberação de mediadores, tais como o VEGF, fator de crescimento endotelial vascular).
Também existem relatos científicos de que as ondas de choque estimulam à neocolagenogênese, através da liberação do FGF, fator de crescimento fibroblástico, que melhora o aspecto da pele, diminuindo a flacidez e sendo um poderoso aliado à criolipólise.
Existem ainda relatos de que a técnica pode atuar diretamente na gordura localizada, devido ao seu efeito de CAVITAÇÃO (bolhas que emplodem, assim como a ultracavitação), causando cavitação instável que faz com que a membrana adipocitária se rompa, causando assim a destruição das células de gordura.




Gente, esses são apenas alguns exemplos dos muitos artigos científicos que vocês podem procurar nas bases de dados, como o PUBMED. Vocês vão encontrar com o termo "Shock waves" e ai é só ir adicionando os descritores para refinar a busca (direcionar para a área estética).
Vocês podem perceber que a maioria dos artigos são em inglês, ainda estamos crescendo bastante em termos de produção científica em português.

Enfim gente, acho que ficou claro porque o tratamento com as ondas de choque evoluiu para ser o padrão ouro pós criolipólise: Aumenta a redução de gordura localizada e combate à flacidez. E além de tudo, ainda é um excelente tratamento contra à celulite (FEG). Resumindo: Um tratamento multifuncional!

Espero que vocês tenham gostado da postagem! Mandem sempre as sugestões de vocês por email (na aba "contato" aqui do blog), por direct no instagram ( @blogfisioestetica ) ou por inbox na página do facebook (clicando aqui ).

Abraços,

Sara Neves.

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!