Olá pessoal, tudo bem?

Na postagem que falei sobre "4 Tratamentos que podem ser realizados com o aparelho de vácuo" (para ler, clique aqui ) eu citei o peeling de diamante. Recebi algumas mensagens no instagram e no facebook do blog me pedindo pra falar um pouco mais sobre o Peeling de diamantes, seus benefícios e tudo mais. Então, como eu já havia prometido falar da técnica, aqui estou eu!


O Peeling de Diamante está incluso na classificação dos "Peelings mecânicos", juntamente com o peeling de Cristal. Ele é utilizado no tratamento de diversas afecções da pele: Rugas finas e linhas de expressão, clareamento de manchas hipercrômicas pós inflamatórias, minimizar sequelas de acne, estrias e promover revitalização da pele.
Seu princípio é bastante simples e não tem nenhum segredo: Utilizam-se ponteiras diamantadas que serão acopladas no aparelho de vácuo. A partir daí, a sucção da pele contra as ponteiras vai promover uma esfoliação da pele, refinando a camada córnea, removendo as células mortas e estimulando a produção de colágeno.
Você também pode encontrar na literatura o nome "Microdermoabrasão" que são basicamente processos esfoliativos não invasivos.
Um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, de 2009, publicado na revista Archives of dermatology explicou um pouco do que acontece na técnica. Segundo os autores, quanto maior a pressão utilizada no vácuo (sem causar lesões à pele), maior era o estímulo à produção de colágeno, que  é um dos principais responsáveis a cerca da estrutura e sustentação da nossa pele.
Segundo BORGES, 2010; a microdermoabrasão estimula a reepitelização através do incremento das mitoses celulares da camada basal da epiderme. 
Quando temos uma maior produção de colágeno, consequentemente, temos uma reestruturação da nossa pele. As estrias diminuem seu aspecto, as rugas diminuem sua profundidade e espessura e há a minimização das sequelas de acne.
Já em relação ao clareamento de manchas, é muito importante lembrar que esse tratamento não é indicado para manchas hormonais (como melasmas) porém responde super bem à hipercromias pós inflamatórias (marquinhas de espinha e alguns casos de olheiras) e à melanoses solares.
Também é um tratamento muito legal para ser associado com ativos hidratantes. Por remover a camada córnea da pele, os ativos penetram melhor. Além disso, também pode ser um diferencial a ser oferecido juntamente com a limpeza de pele, potencializando os resultados.

Como é feito o procedimento:

Bom gente, o procedimento é bem simples, pode ser utilizado em qualquer fototipo (tomando cuidado na pressão do vácuo). Antes de tudo, deve ser realizada a higienização da pele e em seguida a ponteira de diamante é colocada no local de tratamento.
Os movimentos realizados podem ser em linha ou circulares e é comum "esticar" a pele com uma das mãos para permitir que a ponteira trate por inteiro a região.
Existem 3 tamanhos de ponteiras: 75, 100 e 150 mícrones. A ponteira de 75 promove uma esfoliação mais intensa, enquanto que as de 100 e 150 fazem mais superficial. A escolha das ponteiras vai depender da patologia a ser tratada. No caso de estrias, por exemplo, a de 75 é a mais utilizada, enquanto que leves linhas de expressão no rosto podem ser tratadas com a de 100 ou 150.
Em geral, o procedimento não é doloroso, mas é comum a paciente ficar com a pele levemente avermelhada após a sua realização.
Após o peeling, é recomendada a aplicação de filtro solar.

Bom gente, é isso! Como eu disse, o procedimento é bem simples mas que traz resultados maravilhosos. O kit das ponteiras de diamante pode ser vendido junto ou separadamente ao aparelho de vácuo e o preço varia bastante de acordo com a marca ou fornecedor.
Espero ter ajudado! Estou aguardando vocês nas redes sociais dando a sua opinião @blogfisioestetica tanto no face, como no instagram.

Beijos,

Sara Neves.

2 Comentários

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!