Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Uma das nossas postagens mais acessadas aqui do blog é a 10 livros que todo profissional da área da estética PRECISA ter

Como já fazem alguns anos desde que a publiquei, resolvi fazer essa postagem com mais 4 dias de livros, complementando esses 10 da postagem citada. Vamos lá?

1- Raciocício Clínico aplicado à Estética Corporal (João Tassinary)


Livro super atualizado e totalmente voltado às evidências e publicações de artigos científicos. Leitura muito clara e totalmente cheia de fisiologia! Excelente indicação.
Ele aborda a anatomia, fisiologia, avaliação, eletroterapia, cosmetologia e nutricosméticos aplicados às seguintes afeccções: Gordura localizada, Celulite, Flacidez, Estrias e Drenagem Linfática.
E sabe o que é mais legal? Ele mostra que não é necessário ter os aparelhos super caros do mercado para gerar excelentes resultados.
Leitura super aprovada!

2- Raciocínio clínico aplicado à Estética facial (João Tassinary)


Também do mesmo autor e seguindo a logística do livro anterior, só que voltado para tratamentos faciais. Aborda  a anatomia, fisiologia, avaliação, eletroterapia e nutricosméticos aplicados às seguintes afecções: Acne. Rosácea, Hipercromias e Envelhecimento cutâneo. 
Além disso, conta com conteúdo de realidade virtual que é possível acessar com o celular.
Excelente leitura, um dos livros de estética facial mais completos que já li. Ideal tanto para estudantes, quanto para profissionais que já atuam.

3- Vitamina D: Seria esta a vitamina milagrosa? (Ian Wishart)


Esse é um daqueles livros que não é específico de tratamentos estéticos, mas que é de suma importância para fazer sua correlação com os mais diversos tratamentos.
Aquele tipo de leitura que te prende, do começo ao fim, com uma linguagem fácil e demonstrando vários estudos para embasar seus argumentos.
Um livro totalmente revolucionário, que vai mudar sua forma de pensar sobre os mais diversos temas da área da saúde. Ele fala sobre a importância da vitamina D no nosso organismo e demonstra como a falta dela pode ser a causa de diversos problemas de saude conhecidos atualmente.
Você vai entender a importância de avaliar a vitamina D dos seus pacientes após essa leitura. Fiquem com a sinopse do livro:


Teria o grande compositor Mozart morrido por falta de luz solar? Há uma infinidade de teorias sobre o porquê de Mozart ter morrido com apenas 35 anos, mas a realidade pode ser mais simples do que parece". The Guardian, 2011 Por milênios, seres humanos trabalharam em campos e terras sob o calor e a luz de nossa estrela mais próxima. Então, com a revolução industrial nós mudamos a força de trabalho para dentro das fábricas e também para dentro de escritórios fechados. Com essa mudança veio uma quantidade enorme de doenças "industriais" e enfermidades modernas debilitantes. Há duas décadas, cientistas pesquisando índices de câncer, notaram que as áreas que possuíam mais luz solar tinham menores níveis de ocorrência da doença. Mais especificamente, eles encontraram evidências de que havia muito menos casos entre pessoas que regularmente se expunham ao sol sem protetor solar. Nesse livro, o premiado jornalista e autor Ian Wishart investiga a pesquisa mais recente sobre a Vitamina D para então, finalmente descobrir se a Vitamina D é apenas mais um modismo exagerado ou se ela realmente é a vitamina milagrosa que possui um papel fundamental para prevenção e cura das doenças mais mortais e debilitantes do planeta. Asma, alergias, autismo, Alzheimer, câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, câncer de pele, doenças cardíacas, derrames, resfriados, gripes, doença de Crohn, doenças mentais, diabetes, tuberculose, esclerose múltipla, infertilidade, infecções por superbactérias, entre outros.
4- 10% humano: Como os microorganismos são a chave para a saúde do corpo e da mente (Alanna Collen)


Este livro segue o mesmo raciocínio do livro anterior, o conceito de entender como funciona o organismo dentro, para que possamos aplicar esses conhecimentos na prática.
Aprendi a começar a me interessar por esse tipo de leitura na minha formação em cursos da área ortomolecular.
Como o desequilíbrio de vitaminas e minerais pode afetar os tratamentos estéticos, por exemplo?
Ah isso é um assunto para um outro post, o que acham?
Mas vou te dar um exemplo: Um paciente com deficiência de magnésio, por exemplo, não responde bem à nenhum tratamento que vise a produção de colágeno (como flacidez, rugas, cicatrizes de acne, etc).
É por isso que estou trazendo essas dicas de leitura. Um organismo precisa estar equilibrado por dentro, para ter bons resultados.
Enfim, fiquem com a sinopse do livro:

Há muito mais coisas em seu corpo do que você poderia imaginar. Cerca de 100 trilhões delas, para ser mais exato. Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove impostoras, pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia – um ecossistema. Somos apenas 10% humanos. Até pouco tempo atrás, os micróbios eram vistos como invasores, inimigos, parasitas. Estávamos decididos a exterminá-los. Mas a ciência vem revelando uma história bem diferente: os micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos – e é impossível ser saudável sem eles. Neste livro instigante e revolucionário, a bióloga Alanna Collen apresenta as últimas pesquisas científicas e mostra de que forma os micróbios que habitam o corpo determinam nosso peso, o funcionamento de nosso sistema imunológico e até mesmo nossa saúde mental. Além disso, mostra como as doenças modernas – obesidade, autismo, transtornos mentais, problemas intestinais, alergias e doenças autoimunes – teriam uma causa comum: o fato de não estarmos cultivando uma boa relação com nossa colônia pessoal de micro-organismos. Esta nova perspectiva traz uma boa notícia: ao contrário de nossas células humanas, nossa colônia microbiana pode ser alterada para melhor. Depois de 10% Humano, você nunca mais vai enxergar seu corpo – e sua vida – da mesma forma. "Emocionante e inovador. Um estudo fascinante da vida interligada de micróbios e humanos." – Newsweek "Um assunto intrigante. A ideia de Collen, de que devemos reconsiderar o que é realmente saudável, é muito valiosa numa época em que ser saudável está tão em voga." – Philadelphia Inquirer

Bom gente, por hoje quero trazer essas 4 dicas. Em breve eu volto com mais! Algum de vocês já leram esses ? 

Abraços,

Sara Neves
Fisioterapeuta

Um Comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!