Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar um pouquinho sobre fisiologia do tecido adiposo. Por muito tempo se falou em tecido adiposo como "hipoderme" (como sendo a terceira camada constituinte da pele). Hoje sabemos que essa classificação ficou no passado e nós temos 2 camadas da pele (epiderme e derme) e suas respectivas subdivisões e o tecido subcutâneo.
É no tecido subcutâneo que encontramos o tecido adiposo. E hoje nós vamos falar sobre os três tipos existentes para que vocês saibam diferenciar.


Muitas classificações de livros mais antigos, trazem apenas o tecido adiposo branco e o marrom. Hoje sabemos que também existe o bege, e você confere a diferença entre os 3 logo abaixo:

Tecido adiposo branco - Também chamado de unilocular, este tipo de adipócito é caracterizado por ter o núcleo mais periférico. É especializado no armazenamento de energia. Outra característica é que os adipócitos brancos tem a capacidade de variar de tamanho de acordo com a quantidade de gordura (triacilglicerol) armazenada no seu interior; Essa capacidade é chamada de hiperplasia adipocitária.
Outra grande função desse tipo de tecido é o de possibilitar o deslizamento dos órgãos internos e das visceras, protegendo o indivíduo contra traumatismos.
Também é isolante térmico e possui uma função endócrina de secreção de alguns hormônios (como a leptina, adiponectina e resistina).
É a forma de tecido adiposo mais comum no corpo.
Tecido adiposo marrom  (ou pardo) - Também chamado de multilocular, possui essa coloração pela quantidade abundante de mitocôndrias. É um tecido especializado na produção e distribuição de calor (atividade termogênica controlada pelo sistema nervoso simpático).
Nas literaturas mais antigas, acreditava-se que este tipo de tecido só existia em recém nascidos. Porém, hoje sabemos que também está presente no indivíduo adulto, embora em menor quantidade.
Tecido adiposo bege - Este apresenta características tanto do branco, quando do marrom.

Espero ter ajudado!
Até a próxima,

Sara Neves
Fisioterapeuta

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!