Olá Pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje nós vamos tocar num assunto que ainda não conversamos aqui no blog: As terapias por pressão negativa, suas diferenças, indicações e efeitos fisiológicos.
Pois bem, com a popularização das terapias por pressão negativa, muitos nomes começaram a surgir no mercado, causando um pouco de confusão quanto a diferença de utilização de determinadas técnicas. Antes de começar falando sobre cada uma delas, temos que ter em mente o seguinte: As técnicas utilizam-se de um aparelho de vácuo e de ventosas, a diferença está no método.
Bom, a ventosaterapia é um método terapêutico milenar que remete aos antigos Egípcios, sendo descrito no Evers Papyrus, o texto médico mais antigo que se tem conhecimento, de 1.550 a.C. A técnica também foi relatada por diversos outros nomes bastante conhecidos, tais como Galeno e Hipócrates até ser incorporado na Medicina tradicional Chinesa, trazendo diversos benefícios para a humanidade.
O tratamento com ventosas baseia-se em acessórios de vidro, plástico ou outro material em formato de "copo", que utiliza pressão negativa por meio de um aparelho de vácuo, podendo realizar uma massagem nos tecidos, para aumentar a sua oxigenação e ativar a circulação.
Antes de passar para a próxima parte da postagem, espero que isso esteja bastante claro para vocês: Tudo se trata, de certa forma, de "ventosaterapia", por utilizar ventosas para fins terapêuticos. E todas essas técnicas trabalham com pressão negativa por meio de um aparelho a vácuo. No entanto, o termo ventosaterapia tem sido utilizado para a técnica que provém da medicina tradicional chinesa que é totalmente diferente da terapêutica utilizada em dermato, ok?


Dermotonia

Começando por partes, vamos falar primeiro, de forma sucinta, o que é a dermotonia. Ela consiste em uma técnica que utiliza-se do aparelho de vácuo, aplicado manualmente, para se obterem efeitos fisiológicos gerais da ventosaterapia, tais como: Favorecer trocas gasosas, aumentar a mobilidade de líquidos corporais, Aumento do trofismo e melhora do tônus muscular.
O que torna a técnica particular é que ela vai se basear em uma coisa chamada "Dermalgia reflexa".
A Dermalgia reflexa foi primariamente descrita por Henri Jarricot, em 1933. Resumidamente, ela diz que quando ocorre uma perturbação de um órgão interno, de uma articulação, de um músculo ou de um vaso, irá haver uma modificação no revestimento cutâneo, as chamadas "Áreas de tensionamento ou de congestionamento" que serão identificadas na pele por meio da técnica "Palper-Rouler" (Em português, "Palpar e Rolar") que por meio da palpação da pele, irá identificar essas áreas devido a dor referida pelo paciente.
A partir daí, a técnica de Dermotonia consiste em: Avaliação das áreas tensionadas por meio da técnica Palper-Rouler, Aplicação do vácuo associado à técnicas de massagem clássica, massagem reflexa e drenagem linfática de vodder. Resultando em um descongestionamento dessas áreas e consequentemente redução da dor do paciente.
As ventosas utilizadas são de diversos tamanhos, são leves e podem ser utilizadas nos modos: Fraco, médio e forte. A utilização de malhas sobre a pele do paciente não se faz necessário pois precisa-se observar claramente a eliminação das zonas tensionadas.
Diferentemente do uso da ventosaterapia na medicina tradicional chinesa, a dermotonia não faz uso de cremes ou óleos.
Bom gente, a técnica é complexa e exige estudo. Existem capítulos completos de livros que falam sobre seu uso, modos de uso e tudo mais. Vale a pena pesquisar e ler a respeito. Falei de forma sucinta aqui, pois o intuito da postagem é DIFERENCIAR as técnicas e não detalhá-las a fundo.

Endermoterapia e Vácuoterapia

Sim, são sinônimos. O termo "Vacuoterapia" é mais recente e, particularmente, acho ele bastante generalista. Prefiro usar Endermoterapia.
A endermoterapia foi descrita nos anos 90 na Europa e só depois chegou ao nosso país. Trata-se basicamente de uma massagem mecânica estética com o aparelho de eletrosucção (o vácuo) com ventosas de tamanho maior e que podem ou não conter rolos motorizados, capazes de realizar uma massagem profunda por meio da sucção, fazendo uma dobra na pele.
Para a técnica é indicado o uso de malhas, pois oferecem um maior conforto para o paciente, em virtude de deslizarem melhor.
A endermologia atua mecanicamente nos sistemas venoso e linfático, com a finalidade de regular o equilíbrio hidrico, a circulação de nutrientes e eliminar as toxinas dos tecidos. A endermoterapia é comumente utilizada no tratamento do Fibroedema Gelóide (Celulite), Gordura Localizada, Flacidez, Quebra de fibrose, dentre outras utilizações em pré e pós operatório.
Seus efeitos fisiológicos também são os efeitos "Gerais" da ventosaterapia que já foram citados. Merecendo destaque: Melhora do aporte sanguíneo aos tecidos, Aumento da oferta de O2 e nutrição celular, aumento da eliminação de resíduos tóxicos, melhora/recuperação/manutenção das funções do sistema linfático, além de estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina.

Contra indicações:

Tumores Cutâneaos
Dermatoses
Doenças infecciosas evolutivas
Hipertensão
Hérnia
Doenças Vasculares
Doenças Reumáticas inflamatórias 

Cuidados:

Não realizar no primeiro trimestre gestacional
Não estimular sobre os seios carotídeos
Zona umbilical e ignal

Bom pessoal, espero que a postagem tenha sido útil e que tenha ficado claro na cabecinha de vocês as diferenças básicas entre as técnicas. Logo de início, tanta nomenclatura só fazia causar confusão na minha cabeça. 
Até o próximo post!
beijos,

Sara Neves.

Olá Pessoal, tudo bem?
Há algum tempo atrás, fiz uma postagem pra vocês falando, de um modo mais abrangente, as bases fisiológicas, os benefícios  e indicações da Drenagem Linfática Manual - DLM (Para ler, clique aqui). Hoje, nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios da DLM nas gestantes.
Como Sabemos, a gravidez é um período de intensas transformações físicas, fisiológicas e emocionais para a mulher. As mudanças hormonais são as principais causadoras dessas transformações, podendo causar retenção de líquidos, devido ao aumento do volume total de sangue durante o período gestacional.
Podemos atuar na prevenção de alguns sintomas, aumentando a qualidade de vida das futuras mamães. A DLM ajuda na diminuição de retenção de líquidos, edemas, aumenta a oxigenação dos tecidos, acelera a eliminação de dejetos celulares e teciduais, promovendo relaxamento e diminuição do "Inchaço" típico da gravidez.

Imagem meramente ilustrativa


 Existem relatos na literatura que a DLM diminui a probabilidade de fibrose, expulsando líquidos do meio tissular para os vasos venosos e linfáticos, estimulando o retorno venoso.
Sabemos que é muito comum em gestantes os edemas de membros inferiores (os famosos "inchaços" nas penas e pés). A drenagem é bastante eficiente nesses casos, pois aumenta a capacidade de processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos, facilitando a remoção de líquidos e reduzindo o edema.
Também existem estudos que falam a respeito da DLM em Varizes ou Veias Varicosas. Elas costumam aparecer na segunda metade da gravidez e são influenciadas pela dificuldade de retorno venoso ao coração. Mais uma vez podemos citar o efeito da DLM na facilitação do retorno venoso.
Além disso, também existem outras técnicas de massagem bastante relaxantes para as gestantes, que podem diminuir a tensão causada pela alteração hormonal: Podem ser feitos movimentos de massagem clássica, tais como: amassamento, deslizamento superficial e profundo, fricção, vibração, rolamento, etc.
É importante ressaltar que a realização da drenagem linfática durante a gravidez deve levar em conta o mês gestacional, a condição de saúde da mulher e se a gravidez é de risco ou não. É de extrema importância que o médico que acompanha a gravidez fique ciente que a grávida está realizando drenagem.
Geralmente a técnica é utilizada em grávidas a partir das 12 semanas gestacionais, época em que já se passou o período mais crítico de adaptação do bebê e da mãe.
As contra indicações da DLM devem ser sempre levadas em consideração, são elas: Hipertensão não controlada, trombose venosa profunda, inflamações, cardiopatias, insuficiência renal, neoplasias, erisipelas, hipertireoidismo, eczema agudo, estado febril, tuberculose, dentre várias alterações cutâneas.

Para quem se interessar mais pelo assunto: Livros -  Drenagem Linfática Global (Godoy) e Drenagem Linfática, Teoria e Prática (Leduc).

REFERÊNCIA:
*FONSECA, F.M; PIRES, J.L.V.R;  MAGALHÃES, G.M; PAIVA, F.A; SOUSA, C.T; BASTOS, V.P.D. Estudo comparativo entre a drenagem linfática manual e atividade física em mulheres no terceiro trimestre de gestação. Fisioterapia ser. v.4 n.4, 2009.


Beijos!

Sara Neves.

Olá Pessoal, Tudo bem com vocês?

Hoje a gente vai conversar um pouco sobre algo que acho que se passa pela cabeça de muitas pessoas ao começar no mundo do trabalho da estética: Ultrassom Terapêutico - Vale a pena investir? Pois bem, vou te dar muitos motivos ao longo dessa postagem para investir em um sim!
Já fiz uma postagem falando sobre o Heccus Turbo, uma plataforma de terapia combinada de correntes com Ultrassom de alta potência (para ler, clique aqui ). PORÉM, muitos de nós, assim que nos formamos, não possuímos 10mil reais para investir em um alta potência de cara. E aí, o que fazer? Recorrer ao bom e velho ultrassom terapêutico de 1 e 3MHZ!
Ao contrário do que muitos pensam, é possível atingir resultados maravilhosos com este simples aparelho. Claro, vamos levar mais tempo quando comparado a um tratamento com ultrassom de alta potência e terapia combinada... Mas teremos resultados e clientes satisfeitas da mesma forma, até juntarmos mais um dinheirinho $$ para investir em um Heccus da vida, ok?
Então,  vamos logo falar das vantagens? vaaaaaamos!


Bom gente, antes de tudo, na foto acima vocês podem ver 2 aparelhos diferentes: O primeiro, Ultrassom de 1 e 3MHZ em um único aparelho e o segundo, apenas 3 MHZ (que é a frequência mais utilizada na área de dermato). Esses aparelhos são da marca ibramed. Coloquei dessa marca pois é a que eu tenho experiência em uso.

Vantagens:

  1. PREÇO - Sim! Coloquei como a primeira vantagem pois a diferença é gigante. Claro, se você tiver 10mil reais para investir de cara, corra para o de alta potência que é incrível! Mas se não, um aparelho de ultrassom terapêutico de 1 e 3MHZ sai por volta de 1.500 reais e se for somente de 3MHZ sai por volta de 950 reais. Se você for trabalhar para fins puramente estéticos (Celulite graus I,II e III; gordura localizada; pós operatórios; quebra de fibroses e fonoforese) o de 3MHZ é suficiente. Porém, se você quer ampliar seus horizontes e atender pacientes com lesões musculares, tendíneas e afins; o de 1 e 3 é o indicado.

  2. Processos Fibróticos - Aplicação do US em fibroses pós lipo aspiração ou pós operatórios em geral e Aderências cicatriciais. Sua eficácia pode ser potencializada quando associado a recursos de pressão negativa, como vacuoterapia e endermoterapia.
  3. Transtornos Circulatórios - Aplicação na presença de edema ou áreas isquêmicas nas sequelas de cirurgias em geral (para angiogênese), comumente utilizado em associação com a Drenagem Linfática Manual (Tem uma postagem só sobre drenagem, clica aqui ).
  4. Cicatrização - Aplicação em cicatrizes pós cirúrgicas, úlceras e queimaduras. (Aceleração da cicatrização por meio da alteração na permeabilidade das membranas celulares para os íons cálcio, facilitando o aumento da síntese de colágeno pelos fibroblastos).

  5.  Celulite graus I, II e III - Aplicação por meio da fonoforese com dermocosméticos específicos. Também é comum a associação com a Drenagem Linfática manual.
  6.  Gordura Localizada - Aplicação para tratamento de gordura localizada com  fonoforese, além de pré operatório para lipoaspiração, para facilitar a extração de gordura. 
  7. Fonoforese - Por fim, como já mencionado acima, o US é amplamente utilizado para potencializar a permeação de vários ativos. Existem uma gama enorme de dermocosméticos no mercado que multiplicam os resultados do tratamento estético.

Viu quantos pacientes dá pra atender? Desde uma simples celulite grau I até recuperação de pacientes queimados! E ai, convencidos de que vale a pena investir?

Aqui no final gente, eu gostaria de deixar claro que a finalidade da postagem não foi falar o mecanismo fisiológico de atuação do US em cada patologia. Mas sim, mostrar que, de início, vale a pena investir em um aparelho relativamente barato, que pode atender a várias necessidades. Existem vários artigos científicos falando sobre os mecanismos fisiológicos do ultrassom, vale muito a pena dar uma pesquisada e entender a fundo o aparelho e não apenas reproduzir protocolos.
Também é muito válido ressaltar que tratar um paciente somente com US não é a nossa ideia principal. O intuito é associá-lo a várias outras técnicas, tais como: Terapia manual, eletroterapia, dermocosméticos, etc.

Bom gente, a postagem de hoje foi curtinha, mas espero que tenha sido útil!
Vão em frente, é aos poucos que se começa. Logo logo o tão sonhado US de alta potência será um objetivo alcançável.

Beijos, até a próxima!

Sara Neves.

Olá Pessoal, tudo bem ?
Hoje vamos falar um pouco sobre cosmetologia, um dos assuntos que mais amo!

Então, em meio a tantos dermocosméticos disponíveis no mercado, com uma infinidade de ativos, fica até difícil separar para que serve cada um. É diante disso que faz-se necessário sempre estudar para saber de onde vem cada ativo e quais suas repercussões na pele.
A revitalização cutânea está diretamente ligada à uma boa hidratação e nutrição do tecido. A pele é o nosso "Cartão de visita" externo que funciona como indicativo de tudo que está acontecendo no nosso organismo seja por meio da sua aparência, coloração, descamação, manchas, etc.
Vários aspectos como hábitos alimentares saudáveis, prática de exercício físico, ingestão da quantidade correta diária de água, uso de filtro solares, ajudam a manter uma melhoria na qualidade da nossa pele.
Mas... e se a pele estiver desvitalizada mesmo com esses cuidados? Bom, é aí que entra a cosmetologia, que tem cada vez mais desenvolvido ativos com a finalidade de nutrir a pele. Esses ativos são: As vitaminas, as proteínas e os oligoelementos.
Obs: Estamos falando do uso cosmético, não do uso na dieta.


Vitaminas

As vitaminas são micronutrientes que não são produzidos pelo nosso organismo em quantidades suficientes para suprir nossas necessidades. É por isso que são inseridas na nossa dieta e também são utilizadas de forma tópica por meio dos dermocosméticos.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grandes grupos: Hidrossolúveis e Lipossolúveis. 
Aqui, vou citar apenas as que tem relevância para a dermatofuncional, e as funções que serão citadas também serão voltadas para a área.

HIDROSSOLÚVEIS

B1 (Tiamina) - Sua carência pode levar a cabelos enfraquecidos e disfunções de pigmentação.
B2 (Riboflavina) - Envolvida na respiração e processos celulares, acelera o bronzeamento e atua como antisseborreia.
B5 (Ácido pantotênico) - Ajuda nas disfunções hormonais e fortalece os cabelos.
B6 (Pirodoxina) - Promove estabilidade às moléculas de colágeno e elastina, tem ação antisseborreia e umectante.
B8 (Vitamina H) - Fortalece os cabelos.
B9 (Ácido fólico) - Metaboliza os aminoácidos, fortalecendo o tecido epitelial.
B15 (Ácido pangâmico) - Antirradicais livres
Vitamina P (Heterosídeos associados a flavonoides) - Aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e tem ação antienvelhecimento.
Vitamina PP (Ácido Nicotínico associado à nicotinamida) - Reduz asperezas da pele.
Vitamina C (Ácido ascórbico) - Indispensável para a síntese de colágeno de boa qualidade, protege a imunidade, antirradicais livres, antioxidante, além de possuir ação clareadora.
Tem uma postagem só falando sobre os benefícios da vitamina C tópica, clica aqui para ler!
Obs: Para que o ácido ascórbico se torne lipossolúvel, ele é convertido em seu derivado: Éster do ácido ascórbico.

LIPOSSOLÚVEIS

Vitamina A - Importante antioxidante. Seu uso é regulamentado por lei, pois o seu uso em excesso pode alterar o metabolismo da pele, pois ela regula o crescimento e a atividade das células epiteliais.
Vitamina E (Tocoferol) - Descongestiona a pele, é um forte antioxidante, excelente contra radicais livres, umectante e fortalece a menbrana celular.
Vitamina F - Trata-se de uma mistura de ácidos graxos, com propriedades emolientes e hidratantes.
Vitamina H (Biotina) - Regula a oleosidade da pele e dos cabelos, sendo ideal para tratamento de peles oleosas e acneicas. Muito utilizada em associação com a vitamina B6.
Vitamina D - É sintetizada com a ajuda dos raios solares e é responsável pela assimilação de cálcio e fósforo.

Proteínas

Colágeno - É sintetizado pelos fibroblastos, em toda parte onde houver tecido conjutivo. Essa síntese acontece de forma espontânea seja por estímulos físicos, químicos ou biológicos. É o colágeno quem dá sustentação e elasticidade a pele. Seu uso tópico tem como objetivo principal a hidratação da pele.
Elastina - É encontrada no tecido conectivo elástico e é responsável pela capacidade que a pele tem para voltar à sua configuração original após ter sido esticada ou tracionada. Cosméticos que tem como composição a elastina, têm a mesma finalidade dos compostos de colágeno.

Oligoelementos

Eliminam o excesso de radicais livres, atuando como catalisadores de reações químicas diversas, combatem o estresse e ativam o sistema de defesa do organismo. Os principais oligoelementos utilizados na cosmetologia são: 

Zinco - Muito utilizado no tratamento da acne, além de ser útil no tratamento da calvície.
Selênio - Muito útil no combate à caspa e a outras dermatites.
Silício - Importante para os ossos, unhas, pele e tecido conjuntivo e um modo geral. Também possui ação anti radicais livres.
Cobre - Anticancerígeno, estimula a imunidade e é essencial para a absorção da vitamina C.
Magnésio - Possui ação desintoxicante e revigorante.

Bom gente, este foi um "Resumão" sobre os tipos e propriedades dos ativos que podem ser utilizados para combater os efeitos dos radicais livres, atuar contra a acne e na hidratação da pele, além do controle da oleosidade.

REFERÊNCIAS:
*Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas - Fábio Borges 
(Muito amor por esse livro <3)

Espero que a postagem tenha sido útil!
Beijos e até a próxima!

Sara Neves.