Olá Pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje nós vamos tocar num assunto que ainda não conversamos aqui no blog: As terapias por pressão negativa, suas diferenças, indicações e efeitos fisiológicos.
Pois bem, com a popularização das terapias por pressão negativa, muitos nomes começaram a surgir no mercado, causando um pouco de confusão quanto a diferença de utilização de determinadas técnicas. Antes de começar falando sobre cada uma delas, temos que ter em mente o seguinte: As técnicas utilizam-se de um aparelho de vácuo e de ventosas, a diferença está no método.
Bom, a ventosaterapia é um método terapêutico milenar que remete aos antigos Egípcios, sendo descrito no Evers Papyrus, o texto médico mais antigo que se tem conhecimento, de 1.550 a.C. A técnica também foi relatada por diversos outros nomes bastante conhecidos, tais como Galeno e Hipócrates até ser incorporado na Medicina tradicional Chinesa, trazendo diversos benefícios para a humanidade.
O tratamento com ventosas baseia-se em acessórios de vidro, plástico ou outro material em formato de "copo", que utiliza pressão negativa por meio de um aparelho de vácuo, podendo realizar uma massagem nos tecidos, para aumentar a sua oxigenação e ativar a circulação.
Antes de passar para a próxima parte da postagem, espero que isso esteja bastante claro para vocês: Tudo se trata, de certa forma, de "ventosaterapia", por utilizar ventosas para fins terapêuticos. E todas essas técnicas trabalham com pressão negativa por meio de um aparelho a vácuo. No entanto, o termo ventosaterapia tem sido utilizado para a técnica que provém da medicina tradicional chinesa que é totalmente diferente da terapêutica utilizada em dermato, ok?


Dermotonia

Começando por partes, vamos falar primeiro, de forma sucinta, o que é a dermotonia. Ela consiste em uma técnica que utiliza-se do aparelho de vácuo, aplicado manualmente, para se obterem efeitos fisiológicos gerais da ventosaterapia, tais como: Favorecer trocas gasosas, aumentar a mobilidade de líquidos corporais, Aumento do trofismo e melhora do tônus muscular.
O que torna a técnica particular é que ela vai se basear em uma coisa chamada "Dermalgia reflexa".
A Dermalgia reflexa foi primariamente descrita por Henri Jarricot, em 1933. Resumidamente, ela diz que quando ocorre uma perturbação de um órgão interno, de uma articulação, de um músculo ou de um vaso, irá haver uma modificação no revestimento cutâneo, as chamadas "Áreas de tensionamento ou de congestionamento" que serão identificadas na pele por meio da técnica "Palper-Rouler" (Em português, "Palpar e Rolar") que por meio da palpação da pele, irá identificar essas áreas devido a dor referida pelo paciente.
A partir daí, a técnica de Dermotonia consiste em: Avaliação das áreas tensionadas por meio da técnica Palper-Rouler, Aplicação do vácuo associado à técnicas de massagem clássica, massagem reflexa e drenagem linfática de vodder. Resultando em um descongestionamento dessas áreas e consequentemente redução da dor do paciente.
As ventosas utilizadas são de diversos tamanhos, são leves e podem ser utilizadas nos modos: Fraco, médio e forte. A utilização de malhas sobre a pele do paciente não se faz necessário pois precisa-se observar claramente a eliminação das zonas tensionadas.
Diferentemente do uso da ventosaterapia na medicina tradicional chinesa, a dermotonia não faz uso de cremes ou óleos.
Bom gente, a técnica é complexa e exige estudo. Existem capítulos completos de livros que falam sobre seu uso, modos de uso e tudo mais. Vale a pena pesquisar e ler a respeito. Falei de forma sucinta aqui, pois o intuito da postagem é DIFERENCIAR as técnicas e não detalhá-las a fundo.

Endermoterapia e Vácuoterapia

Sim, são sinônimos. O termo "Vacuoterapia" é mais recente e, particularmente, acho ele bastante generalista. Prefiro usar Endermoterapia.
A endermoterapia foi descrita nos anos 90 na Europa e só depois chegou ao nosso país. Trata-se basicamente de uma massagem mecânica estética com o aparelho de eletrosucção (o vácuo) com ventosas de tamanho maior e que podem ou não conter rolos motorizados, capazes de realizar uma massagem profunda por meio da sucção, fazendo uma dobra na pele.
Para a técnica é indicado o uso de malhas, pois oferecem um maior conforto para o paciente, em virtude de deslizarem melhor.
A endermologia atua mecanicamente nos sistemas venoso e linfático, com a finalidade de regular o equilíbrio hidrico, a circulação de nutrientes e eliminar as toxinas dos tecidos. A endermoterapia é comumente utilizada no tratamento do Fibroedema Gelóide (Celulite), Gordura Localizada, Flacidez, Quebra de fibrose, dentre outras utilizações em pré e pós operatório.
Seus efeitos fisiológicos também são os efeitos "Gerais" da ventosaterapia que já foram citados. Merecendo destaque: Melhora do aporte sanguíneo aos tecidos, Aumento da oferta de O2 e nutrição celular, aumento da eliminação de resíduos tóxicos, melhora/recuperação/manutenção das funções do sistema linfático, além de estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina.

Contra indicações:

Tumores Cutâneaos
Dermatoses
Doenças infecciosas evolutivas
Hipertensão
Hérnia
Doenças Vasculares
Doenças Reumáticas inflamatórias 

Cuidados:

Não realizar no primeiro trimestre gestacional
Não estimular sobre os seios carotídeos
Zona umbilical e ignal

Bom pessoal, espero que a postagem tenha sido útil e que tenha ficado claro na cabecinha de vocês as diferenças básicas entre as técnicas. Logo de início, tanta nomenclatura só fazia causar confusão na minha cabeça. 
Até o próximo post!
beijos,

Sara Neves.

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!