Olá Pessoal, tudo bem ?
Hoje vamos falar um pouco sobre cosmetologia, um dos assuntos que mais amo!

Então, em meio a tantos dermocosméticos disponíveis no mercado, com uma infinidade de ativos, fica até difícil separar para que serve cada um. É diante disso que faz-se necessário sempre estudar para saber de onde vem cada ativo e quais suas repercussões na pele.
A revitalização cutânea está diretamente ligada à uma boa hidratação e nutrição do tecido. A pele é o nosso "Cartão de visita" externo que funciona como indicativo de tudo que está acontecendo no nosso organismo seja por meio da sua aparência, coloração, descamação, manchas, etc.
Vários aspectos como hábitos alimentares saudáveis, prática de exercício físico, ingestão da quantidade correta diária de água, uso de filtro solares, ajudam a manter uma melhoria na qualidade da nossa pele.
Mas... e se a pele estiver desvitalizada mesmo com esses cuidados? Bom, é aí que entra a cosmetologia, que tem cada vez mais desenvolvido ativos com a finalidade de nutrir a pele. Esses ativos são: As vitaminas, as proteínas e os oligoelementos.
Obs: Estamos falando do uso cosmético, não do uso na dieta.


Vitaminas

As vitaminas são micronutrientes que não são produzidos pelo nosso organismo em quantidades suficientes para suprir nossas necessidades. É por isso que são inseridas na nossa dieta e também são utilizadas de forma tópica por meio dos dermocosméticos.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grandes grupos: Hidrossolúveis e Lipossolúveis. 
Aqui, vou citar apenas as que tem relevância para a dermatofuncional, e as funções que serão citadas também serão voltadas para a área.

HIDROSSOLÚVEIS

B1 (Tiamina) - Sua carência pode levar a cabelos enfraquecidos e disfunções de pigmentação.
B2 (Riboflavina) - Envolvida na respiração e processos celulares, acelera o bronzeamento e atua como antisseborreia.
B5 (Ácido pantotênico) - Ajuda nas disfunções hormonais e fortalece os cabelos.
B6 (Pirodoxina) - Promove estabilidade às moléculas de colágeno e elastina, tem ação antisseborreia e umectante.
B8 (Vitamina H) - Fortalece os cabelos.
B9 (Ácido fólico) - Metaboliza os aminoácidos, fortalecendo o tecido epitelial.
B15 (Ácido pangâmico) - Antirradicais livres
Vitamina P (Heterosídeos associados a flavonoides) - Aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e tem ação antienvelhecimento.
Vitamina PP (Ácido Nicotínico associado à nicotinamida) - Reduz asperezas da pele.
Vitamina C (Ácido ascórbico) - Indispensável para a síntese de colágeno de boa qualidade, protege a imunidade, antirradicais livres, antioxidante, além de possuir ação clareadora.
Tem uma postagem só falando sobre os benefícios da vitamina C tópica, clica aqui para ler!
Obs: Para que o ácido ascórbico se torne lipossolúvel, ele é convertido em seu derivado: Éster do ácido ascórbico.

LIPOSSOLÚVEIS

Vitamina A - Importante antioxidante. Seu uso é regulamentado por lei, pois o seu uso em excesso pode alterar o metabolismo da pele, pois ela regula o crescimento e a atividade das células epiteliais.
Vitamina E (Tocoferol) - Descongestiona a pele, é um forte antioxidante, excelente contra radicais livres, umectante e fortalece a menbrana celular.
Vitamina F - Trata-se de uma mistura de ácidos graxos, com propriedades emolientes e hidratantes.
Vitamina H (Biotina) - Regula a oleosidade da pele e dos cabelos, sendo ideal para tratamento de peles oleosas e acneicas. Muito utilizada em associação com a vitamina B6.
Vitamina D - É sintetizada com a ajuda dos raios solares e é responsável pela assimilação de cálcio e fósforo.

Proteínas

Colágeno - É sintetizado pelos fibroblastos, em toda parte onde houver tecido conjutivo. Essa síntese acontece de forma espontânea seja por estímulos físicos, químicos ou biológicos. É o colágeno quem dá sustentação e elasticidade a pele. Seu uso tópico tem como objetivo principal a hidratação da pele.
Elastina - É encontrada no tecido conectivo elástico e é responsável pela capacidade que a pele tem para voltar à sua configuração original após ter sido esticada ou tracionada. Cosméticos que tem como composição a elastina, têm a mesma finalidade dos compostos de colágeno.

Oligoelementos

Eliminam o excesso de radicais livres, atuando como catalisadores de reações químicas diversas, combatem o estresse e ativam o sistema de defesa do organismo. Os principais oligoelementos utilizados na cosmetologia são: 

Zinco - Muito utilizado no tratamento da acne, além de ser útil no tratamento da calvície.
Selênio - Muito útil no combate à caspa e a outras dermatites.
Silício - Importante para os ossos, unhas, pele e tecido conjuntivo e um modo geral. Também possui ação anti radicais livres.
Cobre - Anticancerígeno, estimula a imunidade e é essencial para a absorção da vitamina C.
Magnésio - Possui ação desintoxicante e revigorante.

Bom gente, este foi um "Resumão" sobre os tipos e propriedades dos ativos que podem ser utilizados para combater os efeitos dos radicais livres, atuar contra a acne e na hidratação da pele, além do controle da oleosidade.

REFERÊNCIAS:
*Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas - Fábio Borges 
(Muito amor por esse livro <3)

Espero que a postagem tenha sido útil!
Beijos e até a próxima!

Sara Neves.

2 Comentários

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!