Olá Pessoal, Tudo bem com vocês?

Hoje a gente vai conversar um pouco sobre algo que acho que se passa pela cabeça de muitas pessoas ao começar no mundo do trabalho da estética: Ultrassom Terapêutico - Vale a pena investir? Pois bem, vou te dar muitos motivos ao longo dessa postagem para investir em um sim!
Já fiz uma postagem falando sobre o Heccus Turbo, uma plataforma de terapia combinada de correntes com Ultrassom de alta potência (para ler, clique aqui ). PORÉM, muitos de nós, assim que nos formamos, não possuímos 10mil reais para investir em um alta potência de cara. E aí, o que fazer? Recorrer ao bom e velho ultrassom terapêutico de 1 e 3MHZ!
Ao contrário do que muitos pensam, é possível atingir resultados maravilhosos com este simples aparelho. Claro, vamos levar mais tempo quando comparado a um tratamento com ultrassom de alta potência e terapia combinada... Mas teremos resultados e clientes satisfeitas da mesma forma, até juntarmos mais um dinheirinho $$ para investir em um Heccus da vida, ok?
Então,  vamos logo falar das vantagens? vaaaaaamos!


Bom gente, antes de tudo, na foto acima vocês podem ver 2 aparelhos diferentes: O primeiro, Ultrassom de 1 e 3MHZ em um único aparelho e o segundo, apenas 3 MHZ (que é a frequência mais utilizada na área de dermato). Esses aparelhos são da marca ibramed. Coloquei dessa marca pois é a que eu tenho experiência em uso.

Vantagens:

  1. PREÇO - Sim! Coloquei como a primeira vantagem pois a diferença é gigante. Claro, se você tiver 10mil reais para investir de cara, corra para o de alta potência que é incrível! Mas se não, um aparelho de ultrassom terapêutico de 1 e 3MHZ sai por volta de 1.500 reais e se for somente de 3MHZ sai por volta de 950 reais. Se você for trabalhar para fins puramente estéticos (Celulite graus I,II e III; gordura localizada; pós operatórios; quebra de fibroses e fonoforese) o de 3MHZ é suficiente. Porém, se você quer ampliar seus horizontes e atender pacientes com lesões musculares, tendíneas e afins; o de 1 e 3 é o indicado.

  2. Processos Fibróticos - Aplicação do US em fibroses pós lipo aspiração ou pós operatórios em geral e Aderências cicatriciais. Sua eficácia pode ser potencializada quando associado a recursos de pressão negativa, como vacuoterapia e endermoterapia.
  3. Transtornos Circulatórios - Aplicação na presença de edema ou áreas isquêmicas nas sequelas de cirurgias em geral (para angiogênese), comumente utilizado em associação com a Drenagem Linfática Manual (Tem uma postagem só sobre drenagem, clica aqui ).
  4. Cicatrização - Aplicação em cicatrizes pós cirúrgicas, úlceras e queimaduras. (Aceleração da cicatrização por meio da alteração na permeabilidade das membranas celulares para os íons cálcio, facilitando o aumento da síntese de colágeno pelos fibroblastos).

  5.  Celulite graus I, II e III - Aplicação por meio da fonoforese com dermocosméticos específicos. Também é comum a associação com a Drenagem Linfática manual.
  6.  Gordura Localizada - Aplicação para tratamento de gordura localizada com  fonoforese, além de pré operatório para lipoaspiração, para facilitar a extração de gordura. 
  7. Fonoforese - Por fim, como já mencionado acima, o US é amplamente utilizado para potencializar a permeação de vários ativos. Existem uma gama enorme de dermocosméticos no mercado que multiplicam os resultados do tratamento estético.

Viu quantos pacientes dá pra atender? Desde uma simples celulite grau I até recuperação de pacientes queimados! E ai, convencidos de que vale a pena investir?

Aqui no final gente, eu gostaria de deixar claro que a finalidade da postagem não foi falar o mecanismo fisiológico de atuação do US em cada patologia. Mas sim, mostrar que, de início, vale a pena investir em um aparelho relativamente barato, que pode atender a várias necessidades. Existem vários artigos científicos falando sobre os mecanismos fisiológicos do ultrassom, vale muito a pena dar uma pesquisada e entender a fundo o aparelho e não apenas reproduzir protocolos.
Também é muito válido ressaltar que tratar um paciente somente com US não é a nossa ideia principal. O intuito é associá-lo a várias outras técnicas, tais como: Terapia manual, eletroterapia, dermocosméticos, etc.

Bom gente, a postagem de hoje foi curtinha, mas espero que tenha sido útil!
Vão em frente, é aos poucos que se começa. Logo logo o tão sonhado US de alta potência será um objetivo alcançável.

Beijos, até a próxima!

Sara Neves.

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!