Olá Pessoal, demorei mas retornei!
A postagem de hoje é sobre um tratamento maravilhoso que vem sendo aplicado e difundido no mundo da estética: Trata-se da carboxiterapia, tratamento capaz de se aplicar à olheiras, celulite, gordura localizada e principalmente estrias (inclusive aquelas crônicas, que são brancas e que você acreditava que nunca iria se livrar delas).
Milagre? Não! Vem comigo que te conto mais um pouco sobre o que é e como funciona:
A carboxiterapia nada mais é do que a infusão transcutânea controlada do gás carbônico medicinal. Trata-se de um procedimento não cirúrgico, com a utilização de agulhas de insulina apenas a nível dérmico, de fácil aplicação e que rende bons resultados.
É importante ressaltar que o gás utilizado é atóxico, amplamente utilizado em procedimentos médicos e que possui rápido poder de absorção.
A administração do CO2 pela via subcutânea tornou-se terapêutica frequente na Europa desde os anos 30, principalmente na Itália e na Franca, o que colaborou para popularização do método e a criação das Sociedades Italiana e Americana de Carbossiterapia as quais elaboraram estudos multicêntricos confirmando o método no tratamento das arteriopatias periféricas, bem como introduziu a terapêutica nas disfunções estéticas.
O mecanismo de ação do gás carbônico é, sobretudo, na microcirculação vascular do tecido conectivo, promovendo uma vasodilatação e um aumento da drenagem veno-linfática. Com a vasodilatação, melhora-se o fluxo de nutrientes, entre eles, as proteinases necessárias para remodelar os componentes da matriz extracelular e para acomodar a migração e reparação tecidual.Outros mecanismos de atuação incluem fratura direta da membrana adipocitária e alteração na curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio (efeito Bohr), promovendo assim uma verdadeira ação lipolítica oxidativa.
Além disso, também há estimulo à produção de colágeno, o que faz com que o tratamento seja amplamente utilizado para estrias.
VANTAGENS DO MÉTODO
- O método trabalha com um metabolismo normal do nosso organismo
- O volume de gás usado é menor do que o gás produzido pelo organismo
- Não eleva a pressão arterial
- Não causa embolia
- Não causa efeitos colaterais sistêmicos
- Não há restrição de idade
- Pode ser utilizada em qualquer área do corpo
- Baixo custo operacional
- O equipamento é seguro e confiável
O aparelho mais conhecido no mercado é o Ares, da marca Ibramed. Quando fiz o curso de carbox as práticas foram com ele e, de fato, é bastante simples de se manusear. Para o tratamento é necessário o aparelho, um cilindro do gás, uma agulha de insulina infantil (descartável para cada paciente) e um equipo, que é o fio que liga a agulha ao aparelho.
Vale lembrar que o tratamento não é indolor, porém não é nada fora do normal e é suportado pelas pacientes.
TÉCNICA DE APLICAÇÃO
O efeito terapêutico depende do local onde é aplicado e da técnica utilizada. Antes do tratamento deve ser realizada a assepsia da área a ser tratada com alcool 70% e o profisional deve sempre estar de luvas, pois pode ocorrer eventuais sangramentos (extremamente mínimos).
O volume de gás aplicado durante as sessões varia de 600ml à 2L
PLANOS DE APLICAÇÃO
A profundidade de aplicação da agulha vai depender da patologia a ser tratada.
DÉRMICO SUPERFICIAL - Cicatriz, flacidez, revitalização facial). Agulha à 45°. Efeitos: Nutrição e oxigenação tecidual.
DÉRMICO PROFUNDO (estimula neocolagenase) - (Subcutâneo) Estrias, Rugas. Agulha à 25° ou menos. Efeitos: Formação de novas fibras de colágeno e elastina.
HIPODÉRMICO - Gordura localizada, celulite e fibrose. Agulha entre 45°-90°. Efeitos: A agulha atinge diretamente o tecido adiposo, causando lipólise.
CONTRA INDICAÇÕES
- Insuficiência renal não controlada
- Uso de Anticoagulantes
- Gestantes
- Acometimento Imunológico
- Alergias
- Neoplasias Locais
- Infarto agudo do miocárdio
- Insuficiência Cardíaca
- Epilepsia
- Urticária
- Doenças infecciosas
ANTES E DEPOIS:
(Tratamento de olheiras)
(Tratamento para gordura localizada e flacidez)
(Tratamento para estrias)
Não é maravilhoso, gente? A cada dia me surpreendo e me apaixono mais por esse mundo da dermato funcional.
Para quem for da área e tiver a oportunidade de fazer um curso de carbox, vale super a pena! E para quem não é, que tal procurar sua fisio e se livrar dessas estrias chatas?
*Referências: CORRÊA, M.S; GONTIJO, E.G; TONANI, R.L; REIS, M.L; BORGES, F.S;
Até a próxima, gente!
Sara Neves.
Bem o que eu procurava sobre carboxiterapia
ResponderExcluir