Olá, pessoas. 

Hoje eu vim aqui tirar essa ideia de que toda gordura é ruim.. Primeiramente, nós temos que saber que em excesso até o melhor alimento do mundo vai trazer algum malefício, quanto às gorduras não seria diferente, elas apenas têm que ser escolhidas da melhor forma e seguir a quantidade recomendada, vamos lá?
As gorduras são responsáveis por diversas funções no nosso organismo, como: fornecer energia para o corpo; conferir textura, sabor, palatibilidade, cor e conservação aos alimentos; proteger os órgãos; compor as membranas celulares; funcionar como isolante térmico e precursor para a formação de hormônios. Por isso, não se deve abolir as gorduras da dieta em busca de uma alimentação saudável/perda de peso, elas devem sim fazer parte da sua alimentação, mas em quantidade adequada e escolhendo as melhores fontes.

De modo geral, elas devem compor até 30% do que você come, dando preferência as de melhor qualidade. Então, quem são as “gorduras boas”?




  •  Ômega 3/w-3/ Ácido Linolênico

- Fontes vegetais: linhaça, soja, canola.
- Fontes animais: cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau- em geral, peixes de águas frias e profundas. 

O w-3 é um ácido graxo poliinsaturado capaz de reduzir os níveis séricos de Colesterol Total e Triglicerídios, diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Também auxilia a reduzir os danos vasculares, evita a formação de trombos e aterosclerose, além de desempenhar um importante papel nos processos inflamatórios
Consumir peixes ricos nesse nutriente duas vezes por semana aliado a uma alimentação saudável pode garantir as necessidades de ômega 3.
Recomendação: 1-2% das calorias totais diárias.


  •  Ômega 6/w-6/ Ácido Linoléico

- Fontes: óleos vegetais (açafrão, soja, milho, girassol, algodão)

O W-6 também é um ácido graxo poliinsaturado e pode reduzir o colesterol total e o LDL (colesterol ruim), mas se consumido em excesso também pode reduzir o HDL (colesterol bom), por isso tudo tem que ter moderação! Além disso, esse ácido graxo possui ação pró- inflamatória, ou seja, em excesso aumenta o risco de situações como: câncer, morte súbita, doenças cardíacas, vasoconstrição, aumento da pressão arterial, elevação da taxa de triglicerídeos, artrite, depressão entre outras doenças inflamatórias.
Recomendação: 5-10% das calorias totais diárias.


  •  Ômega 9/w-9/Ácido Oléico

- Fontes: azeite e óleos vegetais (oliva, canola), oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas), abacate. 

É um ácido graxo monoinsaturado, seu consumo regular ajuda no combate ao colesterol total e ruim (LDL) e, também aumenta o bom (HDL).

Bom, galerinha... tentem substituir as gorduras do mal – carnes gordas, embutidos, industrializados de modo geral – por essas fontes de gordura de forma moderada e você só trará benefícios a sua saúde, pois além de não aumentar, elas reduzem os níveis plasmáticos de colesterol e triglicerídeo, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, etc.

Beijos e até a próxima!
Maria Ezinete.

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!