Olá, Pessoal!


É com imenso prazer que estou participando como colunista do blog, espero dar muitas dicas e esclarecer dúvidas a respeito de alimentação e nutrição, tema do qual eu sou apaixonada.

Inicialmente, vou falar um pouco sobre alimentação saudável. São dicas bem simples, mas que vão fazer uma diferença enorme na sua qualidade de vida. Então eu lhe pergunto: será que apenas pessoas com excesso de peso devem adotar uma alimentação saudável? Não! O peso elevado é apenas uma das complicações da inadequação alimentar e de fácil identificação, mas pessoas com peso adequado também podem ter sérios problemas decorrentes de alimentação incorreta, por isso, TODOS devemos prezar pela nossa saúde e bem-estar através da alimentação. Tente introduzir as dicas aos poucos em sua vida, dessa forma elas irão se tornar verdadeiros hábitos.

- Não pular refeições: essa é uma prática bem comum e errônea para aqueles que acham que passar muito tempo sem comer é uma maneira de perder peso de forma saudável, pois o nosso organismo precisa de nutrientes que irão fornecerenergia para o seu bom funcionamento, então quando há um jejum prolongado ele começa a estocar gordura. Além disso, realizar pelo menos três refeições principais e dois lanches ao dia evita que seja ingerida grande quantidade de alimento nas refeições.

- Prefira consumir cereais (arroz, trigo, milho), raízes (mandioca, macaxeira, aipim) e tubérculos(batatas) ao invés de industrializados. Além disso, dê preferência aos integrais (pão integral, arroz e macarrão integral).

- Coma 3 porções de leitee derivados por dia e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Esses alimentos são ricos em inúmeros nutrientes, principalmente a proteína, necessária para a formação daestrutura dos nossos tecidos, alguns hormônios e células de defesa. Retirar a gordura das carnes e pele das aves torna esses alimentos ainda mais saudáveis.
- Consuma pelo menos 3 porções de legumes e verduras e três porções de frutas por dia. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes. Procure ingerir as frutas com suas cascas e cozinhar os legumes e verduras no vapor, aumentando assim a biodisponibilidade dos nutrientes.

- Reduza a ingestão de açúcar: sem dúvidas, esse é um dos problemas mais comuns de uma alimentação inadequada. O nosso paladar é modificável, dessa forma, tente diminuir a quantidade de açúcar que adiciona às suas refeições, com o tempo você irá estar totalmente acostumado com o sabor menos adocicado. Também evite o consumo de biscoitos recheados, bolos, sobremesas, refrigerantes e sucos industrializados.

- Diminua a quantidade de sal: além de reduzir a adição deste produto nos alimentos preparados em sua casa, retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados, principalmente os mais ricos em sódio (sal): salsinha, linguiça, macarrão instantâneo, alimentos em conserva, hambúrguer, temperos prontos, etc.

- Beba pelo menos 6 a 8 copos de água por dia (2 litros). Uma boa opção é usar garrafas graduadas, assim você terá noção do quanto está ingerindo e poderá aumentar o consumo aos poucos. Prefira fazer isso nos intervalos das refeições.

- Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, evite fumar e ingerir bebidas alcóolicas.

Como já foi dito, a mudança nos seus hábitos alimentares tem que ser gradual, insira essas dicas aos poucos no seu dia-a-dia. Sua saúde agradece! Espero ter ajudado.

Beeeijos!!!
Maria Ezinete

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!