Olá Pessoal, tudo bem?
Há algum tempo atrás, fiz uma postagem pra vocês falando, de um modo mais abrangente, as bases fisiológicas, os benefícios  e indicações da Drenagem Linfática Manual - DLM (Para ler, clique aqui). Hoje, nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios da DLM nas gestantes.
Como Sabemos, a gravidez é um período de intensas transformações físicas, fisiológicas e emocionais para a mulher. As mudanças hormonais são as principais causadoras dessas transformações, podendo causar retenção de líquidos, devido ao aumento do volume total de sangue durante o período gestacional.
Podemos atuar na prevenção de alguns sintomas, aumentando a qualidade de vida das futuras mamães. A DLM ajuda na diminuição de retenção de líquidos, edemas, aumenta a oxigenação dos tecidos, acelera a eliminação de dejetos celulares e teciduais, promovendo relaxamento e diminuição do "Inchaço" típico da gravidez.

Imagem meramente ilustrativa


 Existem relatos na literatura que a DLM diminui a probabilidade de fibrose, expulsando líquidos do meio tissular para os vasos venosos e linfáticos, estimulando o retorno venoso.
Sabemos que é muito comum em gestantes os edemas de membros inferiores (os famosos "inchaços" nas penas e pés). A drenagem é bastante eficiente nesses casos, pois aumenta a capacidade de processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos, facilitando a remoção de líquidos e reduzindo o edema.
Também existem estudos que falam a respeito da DLM em Varizes ou Veias Varicosas. Elas costumam aparecer na segunda metade da gravidez e são influenciadas pela dificuldade de retorno venoso ao coração. Mais uma vez podemos citar o efeito da DLM na facilitação do retorno venoso.
Além disso, também existem outras técnicas de massagem bastante relaxantes para as gestantes, que podem diminuir a tensão causada pela alteração hormonal: Podem ser feitos movimentos de massagem clássica, tais como: amassamento, deslizamento superficial e profundo, fricção, vibração, rolamento, etc.
É importante ressaltar que a realização da drenagem linfática durante a gravidez deve levar em conta o mês gestacional, a condição de saúde da mulher e se a gravidez é de risco ou não. É de extrema importância que o médico que acompanha a gravidez fique ciente que a grávida está realizando drenagem.
Geralmente a técnica é utilizada em grávidas a partir das 12 semanas gestacionais, época em que já se passou o período mais crítico de adaptação do bebê e da mãe.
As contra indicações da DLM devem ser sempre levadas em consideração, são elas: Hipertensão não controlada, trombose venosa profunda, inflamações, cardiopatias, insuficiência renal, neoplasias, erisipelas, hipertireoidismo, eczema agudo, estado febril, tuberculose, dentre várias alterações cutâneas.

Para quem se interessar mais pelo assunto: Livros -  Drenagem Linfática Global (Godoy) e Drenagem Linfática, Teoria e Prática (Leduc).

REFERÊNCIA:
*FONSECA, F.M; PIRES, J.L.V.R;  MAGALHÃES, G.M; PAIVA, F.A; SOUSA, C.T; BASTOS, V.P.D. Estudo comparativo entre a drenagem linfática manual e atividade física em mulheres no terceiro trimestre de gestação. Fisioterapia ser. v.4 n.4, 2009.


Beijos!

Sara Neves.

2 Comentários

  1. Que legal, eu não sabia que podia fazer drenagem linfática em gestantes, achava que poderia ter alguma complicação, mas que bom saber.
    Eu estou estudando sobre o assunto e descubro cada vez mais, como nesse site que tirou muitas dúvidas minhas a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Regina!
    Se a gravidinha não for hipertensa, pode sim! Elas amam ❤

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!